quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Preocupação deixa matemática mais difícil

Cientistas comprovam que a ansiedade faz mesmo os melhores matemáticos errarem.
Nosso cérebro tem limites: ou ele se preocupa, ou resolve o problema.

Foto: Patrícia Kappen, do G1, no Rio
Ficar nervoso não adianta nada.
 
Seu desempenho em matemática no vestibular não foi dos melhores? Não se culpe. Cientistas americanos acabam de comprovar que a ansiedade atrapalha bastante a capacidade de resolver problemas complexos. Nosso cérebro tem limites. Ou ele se preocupa, ou ele soluciona. Os dois, não dá.

De acordo com o psicólogo Mark Ashcroft, da Universidade de Nevada, o cérebro humano tem uma capacidade de processamento de tarefas finita, e resolver um problema matemático difícil exige muito dessa capacidade. Se o cérebro tiver que ficar se preocupando não sobra processamento suficiente para o trabalho.

“A ansiedade sobre a matemática ocupa a memória de trabalho de uma pessoa”, disse Ashcroft durante a reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS, na sigla em inglês), em São Francisco, nos EUA.

Por isso, Ashcroft defende que é preciso rever o que se exige de candidatos na hora de um processo seletivo. Mesmo os melhores alunos de matemática podem tropeçar na hora de brigar por uma vaga em uma boa faculdade, por exemplo. “Talvez não seja sábio depender apenas das notas para prever quem terá mais sucesso,” diz ele.

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL6416-5603,00.html

10 comentários:

♥ Líbni ♥ =D disse...

Verdade está comprovado o que sempre digo.rsrr
Eu acredito que a preocupação excessiva,a ansiedade prejudica qualquer que seja a atividade,resultando assim em um mal desempenho .E vale pra todo mundo, até para as tarefas do dia-a-dia.

Anônimo disse...

Adorei a postagem. É uma realidade que enfrentamos todos os dias, não só na disciplina de matemática mas enm todas as outras. A ansiedade e a preocupação pode sim causar grandes dificuldades no aprendizado e foi o que aconteceu comigo este ano principalmente em matemática. O blog esta muito organizado e os textos de façíl compreenção. Parabens genteee

Unknown disse...

Por isso estejam bem tranquilos na hora de rezolução das provinhas !

Anne Cristo disse...

É verdade... por mais q a gente estude e entenda o assunto, a ansiedade, preocupação e a pressão que colocam sobre a gente acabam interferindo no momento da avaliação, impendindo um bom desempenho.

Unknown disse...

Por : Íris Campos
Isso faz todo sentido !
mas por mais que a gente estude sempre bate aquele medo antes da prova
é muita pressão!

Unknown disse...

hhaaaaaaaaaaaaa..agora eu sei porqe de todos os meus fracassos nas provas de matematica......kkkkk

por:JOACY ROCHA

♫Dricka Ribeiro♫ disse...

Realmente, a maioria das vezes que tomamos bomba em uma prova estávamos nervosos(não todos)kkkkkkkk... Mas é fácil resolver esse problema é só tomar maracugina, o maior risco que vamos correr é dormir durante a prova.

Adriana ribeiro 83621

Luiz Phelipe disse...

É por isso que não deve se preocupar. É como Messias fala, encare a questão e diga:
-Eu vou te resolver!!!você não é mais que eu!!!"
Luiz Phelipe 83621

Clube da Matemática disse...

Realmente.. a preocupação é a pior coisa que existe na hora de fazer uma prova,é como Anne disse por mais que estude e realmente entenda o assunto o nervosismo atrapalha tudo,pois ficamos ali naquela pressao de que precisamos passar... tanto que geralmente quando resolvemos questões em casa o rendimento é bem melhor.

POR: Caroline Gomes 83621

Trabalho de Matemática disse...

Essa postagem reforça que o desempenho do aluno tem relação direta à pressão psicológica e ao valor que colocam naquilo que ele está fazendo.

O vestibular é um dos maiores problemas dos jovens,visto que na hora da prova não conseguem, solucioná-la, mas porque muitos deles que não passam no vestibular conseguem solucionar a prova quase totalmente alguns dias depois?

Isso acontece devido à imposição que a sociedade coloca sobre esses jovens de que ao chegar ao ultimo ano do ensino medio devem escolher uma profissão e a faculdade que vão cursar.Eles são pressionados, pelos pais, amigos, professores, colegas e pelo mercado de trabalho, para que passem na faculdade, o que gera um bloqueio mental na hora da prova devido à importância que lhe é dada.

Postar um comentário

Powered By Blogger