sábado, 30 de outubro de 2010

“O futuro é a Matemática”

Fomentar a “cultura do esforço” junto dos estudantes em relação à disciplina da Matemática é fundamental para contribuir para o aproveitamento e sucesso escolar, numa disciplina que se tem revelado como um quebra-cabeças para alunos, pais e professores. Em termos de oportunidades profissionais, o futuro está na Matemática, garante o responsável pedagógico do Mathnasium Portugal – Ginásio de Matemática, João Paulo Tavares, que no sábado passado promoveu o colóquio “A importância de falar com os números”, no auditório da Biblioteca Municipal de Castelo Branco.
Na opinião de João Paulo Tavares, a responsabilidade do insucesso no estudo da disciplina e a dimensão que atingiu não pode ser atribuída só à escola. “A responsabilidade tem de ser alargada”, nomeadamente às famílias dos estudantes. Para o responsável pedagógico, os pais devem participar nas reuniões com os professores e envolver-se de forma mais activa no percurso escolar dos filhos.
Também os docentes necessitam de “receber mais formação”. Por outro lado, os alunos “ainda não interiorizaram que é preciso trabalhar e acabam por lançar a culpa nos professores”. A revisão dos programas curriculares da área da Matemática é outra medida que considera importante, porque “há uma séria de incongruências”.
Actualmente, salienta João Paulo Tavares, as oportunidades de emprego associadas às ciências são de três para um. O que o leva a afirmar: “o futuro é a Matemática”. A “fuga à Matemática” é “a maior tragédia do país”, considera, lamentando todas as consequências que daí resultam, tanto para a formação dos jovens para o desenvolvimento do país.
O ex-ministro da Educação, Eduardo Marçal Grilo foi um dos convidados do colóquio. “Não há nenhuma razão para que o país olhe de mau para a Matemática. Todas as crianças têm capacidade para aprender Matemática”, considera. Recomenda “muito bom senso” a todos os envolvidos no processo educativo e salienta que existem várias formas de ensinar a disciplina.
O Mathnasium é um centro de aprendizagem especializado no ensino da Matemática, onde os estudantes têm a oportunidade de reforçar os seus conhecimentos, bem como desenvolver as suas capacidades de raciocínio.

Fonte: http://www.reconquista.pt/noticia.asp?idEdicao=124&id=6163&idSeccao=1167&Action=noticia

3 comentários:

Colégio Municipal Hildécio Antônio Meireles - Morro de São Paulo/Zimbo disse...

É interessante perceber que a aprendizagem da Matemática por muitos anos e, de certa forma, ainda o é, vista como um sacrifício, uma via-sacra. Na maioria da vezes, vê-se muitos alunos dizerem que não entendem nada do que o professor explica. Acredito, de acordo com o que próprio texto traz à tona, que se tem, urgentemente, de questionar o papel que a Matemática ao longo dos anos vem desempenhando e, consequentemente, os professores, os alunos e a própria família. Isto perpassa pela concepção de que tipo de Matemática estamos falando. É preciso questionar-se e refletir sobre o seguinte aspecto: Por que, quando se trata da Matemática nas relações cotidianas os indivíduos são "DEZ" e na Matemática escolar os mesmos inivíduos, geralmente, são "ZERO"? Que lacuna é essa que ora aproxima e ora afasta a Matemática aprendida na escola da Matemática vivenciada? Acredito, sobretudo, que não se trata meramente de uma concepção de um novo ou velho modelo pedagógico, mas de se pensar e efetivar outras práticas e possibilidades de estratégias quanto ao processo ensino-aprendizagem. Deve-se, cada vez mais, pensar e construir um ensino da Matemática que esteja para além dos muros escolares, gizes, livros e quadros didáticos. Esta percepção norteia-se para um processo ensino-aprendizagem que, de fato, não esteja sustentado na unidirecionalidade e na verticalização do conhecimento.Olhar para a Matemática enquanto "a ciência do futuro" é, também, não desvinculá-la das demais áreas do conhecimento, como se ela por si garantisse a sobrevivência e, consequentemente, as relações entre os homens.

Anne Cristo disse...

É preciso mais dedicação de ambas as partes: tanto de alunos quanto de professores. Hj é muito comum, não soh em matemática, estudar apenas para ter média e se passar de ano, não há uma preocupação com o aprendizado. Até mesmo os professores (com excessões!), apenas dão sua aula, pq é sua obrigação, e não se preocupam se a turma está realmente aprendendo ou apenas decorando o assunto.

Trabalho de Matemática disse...

Essa postagem foi feita para mostrar que os professores são muito importantes para a aprendizagem de matemática, vale salientar que os professores não devem somente mostrar o assunto para cumprir carga horária e sim devem mostrar a importância do conteúdo para o alunos e sua aplicação, induzindo assim a curiosidade de aprendizado do educando.

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